Esse é um tema que gera muitas dúvidas: os efeitos colaterais da acupuntura. Será que você deve se preocupar? Vamos explorar juntos essa questão de forma leve e informativa
Essa é uma dúvida que meus pacientes me perguntam bastante durante as consultas: “Acupuntura tem efeitos colaterais? Será que devo me preocupar?”. Se você já se fez essa pergunta, saiba que não está sozinho, afinal é muito importante entender todos os aspectos de qualquer tratamento que escolhemos para cuidar da nossa saúde.
A acupuntura, como vocês que acompanham nosso site e nosso blog sabem, é uma técnica milenar chinesa que vem sendo usada ao longo dos séculos para tratar as mais variadas condições físicas e emocionais. Mas apesar de seus inúmeros benefícios, ainda existem algumas dúvidas e mitos que cercam essa prática, especialmente quando se trata de possíveis efeitos colaterais. Vamos então descobrir agora a verdade sobre o assunto!
A Verdade sobre os Efeitos Colaterais da Acupuntura
Primeiro, quero tranquilizar você. A acupuntura é considerada um dos tratamentos mais seguros que existem, quando realizada por um profissional qualificado. Por este motivo é extremamente importante escolher um lugar seguro, com profissionais capacitados. Com relação a esse ponto saiba que aqui no Espaço Ackus você tem ambos: além de um ambiente cuidadosamente preparado para lhe atender, nossa acupunturista, dra. Karla, possui 20 anos de experiência na Acupuntura e já realizou milhares de atendimentos ao longo de sua carreira.
Ainda com relação ao assunto, ao contrário de muitos medicamentos e procedimentos médicos, a acupuntura tem uma taxa extremamente baixa de efeitos colaterais. De qualquer forma, assim como em qualquer tratamento de saúde, existem algumas reações que podem ocorrer, e é importante falar sobre elas de forma aberta e honesta.
Sensação de formigamento ou dormência
Um dos efeitos mais comuns observados em nossa prática clínica é a sensação de formigamento ou dormência na área ou no membro onde as agulhas são inseridas. Isso acontece porque as agulhas estão estimulando as fibras nervosas, e algumas delas têm como característica esta sensação referida ao ser estimulada.
Pode ficar tranquilo, normalmente essa sensação é leve e temporária, desaparecendo em alguns minutos após a remoção das agulhas. Na verdade, muitos pacientes descrevem isso como uma sensação agradável, quase como se o corpo estivesse “acordando”.
Pequenos hematomas
Outro efeito colateral que pode ocorrer é a formação de pequenos hematomas nos locais onde as agulhas foram aplicadas. Isso é mais comum em pessoas com pele mais sensível ou em áreas de maior vascularização.
Os hematomas são geralmente pequenos, não doem e desaparecem em alguns dias. Embora não seja algo comum, sempre monitoramos qualquer reação que possa ocorrer para garantir que tudo esteja dentro do esperado.
Cansaço pós-sessão
Alguns pacientes relatam sentir-se um pouco cansados após uma sessão de acupuntura. Esse efeito é muitas vezes uma resposta do corpo ao relaxamento profundo que a acupuntura promove. É como se o corpo estivesse dizendo “Ufa, finalmente uma pausa!”.
Esse cansaço é normalmente leve e passageiro, e muitas vezes seguido de uma noite de sono mais profunda e restauradora. Se você já passou por isso, pode ser um sinal de que a acupuntura está ajudando o seu corpo a liberar tensões acumuladas.
Tontura ou sensação de desmaio
Raramente algumas pessoas podem sentir uma leve tontura ou até mesmo uma sensação de desmaio durante ou após a sessão. Isso pode ocorrer se o paciente estiver muito nervoso, ansioso, ou se não tiver comido adequadamente antes do tratamento.
Em casos assim, faço questão de garantir que o paciente esteja bem confortável e seguro, sempre incentivando um pequeno lanche leve antes da sessão para evitar esse tipo de situação.
Por que acontecem esses efeitos colaterais na acupuntura?
Agora você deve estar se perguntando: “Por que esses efeitos colaterais acontecem?” A resposta é simples: a acupuntura trabalha diretamente com os sistemas de energia e fluxo sanguíneo do corpo e com estímulo neurofisiológico, estimulando pontos específicos para equilibrar e harmonizar as funções internas. Quando esses pontos são ativados, eles iniciam processos de autocura que podem gerar respostas no corpo, como as mencionadas acima. Esses efeitos colaterais são, na maioria das vezes, leves e passageiros, fazendo parte da jornada de cura.
Como Evitar Efeitos Colaterais na Acupuntura
Diante de tudo que comentamos até agora é provável que alguém tenha se perguntado “Seria possível minimizar esses efeitos colaterais?”
A resposta é COM CERTEZA! Aqui estão algumas dicas que sempre compartilhamos com nossos pacientes para que a experiência com a acupuntura seja a mais positiva possível:
Escolha um profissional qualificado: Este é o primeiro e mais importante passo. Certifique-se de que seu acupunturista é bem treinado e possui experiência. No Espaço Ackus, por exemplo, garantimos que todos os tratamentos sejam realizados com o máximo de segurança e cuidado.
Comunique-se com o acupunturista: Não hesite em compartilhar qualquer preocupação ou sintoma que esteja sentindo. Se não estiver se sentindo bem ou sentir algum incômodo durante a sessão, é importante que o profissional saiba para ajustar o tratamento conforme necessário.
Alimente-se antes da sessão: Um pequeno lanche antes da acupuntura pode ajudar a evitar tonturas e outros desconfortos. Evite, porém, refeições muito pesadas.
Hidrate-se bem: Beber água antes e depois da sessão ajuda o corpo a processar as mudanças energéticas e físicas que a acupuntura promove.
Relaxe e confie no processo: A acupuntura é um processo de cura natural. Relaxar e permitir que o corpo reaja ao tratamento sem ansiedade ajuda a minimizar qualquer efeito colateral.
E Agora, Devo Me Preocupar?
Depois de tudo isso, a questão que fica é: devo me preocupar com os efeitos colaterais da acupuntura? A resposta é: na grande maioria dos casos, não! Quando realizada por um profissional qualificado, a acupuntura é uma técnica segura, com uma taxa extremamente baixa de complicações graves. Os efeitos colaterais que mencionei são geralmente leves, temporários, e muitas vezes indicam que o tratamento está surtindo efeito.
Na verdade, o maior risco quando se trata de acupuntura é não experimentá-la! Deixar de lado uma oportunidade de melhorar a saúde e o bem-estar por medo de efeitos colaterais que são, na maioria das vezes, insignificantes em comparação aos benefícios.
Por Que o Espaço Ackus é a Sua Melhor Escolha para Acupuntura em Curitiba
Aqui no Espaço Ackus, em Curitiba, nos orgulhamos de oferecer tratamentos de acupuntura que não só seguem os mais altos padrões de segurança, mas que também são personalizados para atender às necessidades individuais de cada paciente. Estamos sempre à disposição para conversar sobre qualquer dúvida ou preocupação que você possa ter. Nossa abordagem integrativa significa que olhamos para você como um todo, considerando não apenas os sintomas, mas também a raiz dos problemas que possam estar afetando seu bem-estar.
Se você está pensando em experimentar a acupuntura, ou se já é um paciente e quer continuar sua jornada de cura, saiba que está em boas mãos. O Espaço Ackus é a referência em tratamentos de acupuntura em Curitiba e região, e estamos aqui para ajudá-lo a alcançar o equilíbrio e a saúde que você merece.
Lembre-se, o caminho para uma vida mais saudável e equilibrada pode começar com uma pequena agulha – e um grande passo em direção ao seu bem-estar! ESPAÇO ACKUS
📍Av. Senador Salgado Filho, 4597
Sala 02 - 1º andar
Curitiba - PR
📱 (041) 98406-1978
#acupuntura
#efeitoscolaterais
#acupunturatemefeitoscolaterias
Ótimo post!